7 de jul. de 2005

Crianças são meu mundo

Estou no ápice de minhas férias infantis. Já fomos ao: cinema (Madagascar), teatro (Giramundo, já rapidamente comentado aqui), parque (duas vezes), festa de aniversário (e tem amanhã a da Clara). E elas só começaram a uma semana. E é porque choveu muito semana passada.

No parque:

O velho e o menino pequeno aproximam-se do carrosel. Chegamos logo depois, quando o velho ensaia sem entusiasmo rodar o pequeno aparelho. Sento o pestinha-sobrinho e começam os resmungos entre avô e neto :

-Hammm, sakdasjas, adadakjda
-Grumdadjasda, I can control .ssadasdmasd
-Sdkasda but klçsakd dfja fa

Mas os outros miúdos jogam bola a 200 metros. Não tenho cinco olhos.

-Vamos, Davi, a gente precisa ficar perto dos meninos.

À caminho, o pestinha solta:

-Num entendi nada.


-------------------


Na televisão:

Uma grande celeuma em torno da programação matutina. Brincaram de detetive, trancados no quarto (não foi de médico desta vez, ainda bem, mas na semana passada em casa da mãe dos meninos era). Correram e se esmurraram. Tentaram em vão montar um quebra-cabeça de quinhentas peças. Jogaram no canal Games da tv a cabo (recém instalada, aleluia), depois que os vizinhos chegaram. Por falar em "chegar", aliás, chega de apartamento. Crianças e apartamento são antônimos, ninguém percebe? São dezesseis horas e já alvoraçam a casa desde as treze. Forço a barra e eles recordam: querem prosseguir o futebol iniciado pela manhã no parque (segundo tempo), mas informo que só descerei com o pestinha-sobrinho mais tarde (ele ainda tem três anos e exige um adulto constantemente ao seu lado – afinal, é um pestinha). Mas a prima não quer descer sem ele (obviamente não é isso, o que ela deseja é ficar vidrada na televisão). Muitas negociações depois, o pirralha capta a essência do debate, quando resolvem todos descer sem o pequeno, inclusive a prima:

O irmão do pestinha: -Vamo’, Cathy, vamo’...
O pestinha: -Ei, vocês estão doidos, é? Vão me deixar aqui, sozinho? E quem vai me proteger?

Sonso... Agora, ele está ali, absorto com o Lego, graças ao bom Jesus Cristinho...


-------------------


Na hora de dormir:

Menina: -Tem um parte que eu não entendo.
Mãe: -Qual?
Menina: -"Não nos deixei cair em tentação?" O que é tentação? Quer dizer "tentar fazer alguma coisa e não conseguir?"
....
Menina: -Tem outra coisa também.
Mãe: -Qual?
Menina:-"O fruto do nosso ventre".
Mãe: -Ventre é barriga.
Menina:-O fruto da minha barriga, é?
Mãe: -Não é nosso, é vosso. Quer dizer o fruto da barriga de Maria, a mãe de Jesus. Quer dizer que Jesus é bendito.
Menina: - Ahhhhhh...
...
Menina: - E o que é bendito?

Update - Acabou de acontecer:

-Tia Ana, como é que um avião pode carregar um carro?

Ai, meus sais. Tenho dez minutos para postar isto enquanto o Lego ainda o distrai. Gritaram "É campeão!" lá embaixo, e o pequeno foi para a janela. Mandei ele colocar a camisa para descermos. Tchau.

Nenhum comentário: