1 de mar. de 2005

Velho Maroto



Faz dias que estou com essa música na cabeça.

Prá ser exata desde que soube do novo cd da Bethânia.

Acho maravilhosa essa onipresença que as grandes personalidades possuem, que as faz sempre estar ressurgindo, seja na voz de um intérprete, num livro que as referencia, no filme que conta sua vida. De tudo isso, só posso concluir uma verdade: seres humanos podem mesmo ser incríveis. E as exceções apenas confirmam a regra.

Buscando sobre o poeta, conheci a pouco o site, que imagino ser oficial, do Vinícius. A página, a primeira visita, pareceu-me bastante completa, com uma novidade especial: um tópico chamado "Faça sua Antologia", em que aparentemente (ainda não testei) você seleciona os poemas que mais gosta. A abertura me comoveu, com os acordes iniciais de Pela Luz dos Olhos Teus, aquela mesma que está na abertura da novela Laços de Família, em reprise desde ontem na Globo (infelizmente no horário da tarde, que me é impróprio). Cresci ouvindo Vinícius, por conta disso conheço de cor muitas de suas músicas. Tive minha época de ser apaixonada por Pela Luz dos Olhos Teus, por exemplo. Dos poucos poemas que sei declamar de memória, a maioria também é dele. Conjugação da ausente ("Tua graça caminha pela casa"), Ausência ("Eu deixarei que morra em mim o desejo de amar os teus olhos que são doces" ), e, obviamente, Soneto de Fidelidade ("De tudo, ao meu amor serei atento"). Eram, em geral, aqueles que tinhamos em casa recitados pelo próprio poeta, em discos de vinil. Vinícius declamava absurdamente bem seus poemas, como é o usual, aliás, entre os agraciados pelo dom da poesia: em geral é o autor que sabe mehor como dizer seu texto, no tom correto, na aspereza ou maciez precisa. Vinícius era um dos maiores mestres nesta arte também.

Estranho como há paixões que nunca passam, apenas ficam adormecidas. Passei muitos anos sem ouvir Vinícius, até julgava-me mesmo enjoada dele. Outro dia achei um cd, uma coletânea que nem mesmo comprei, foi um brinde em uma compra. Que delícia reviver aquelas canções. É muito Vinícius demais prá uma brasileira, gente!

-------

Update - Leio a pouco no Marcelo que é hoje o aniversário do Rio de Janeiro. Nada mais carioca que o autor de Garota de Ipanema, não?

Nenhum comentário: