18 de ago. de 2007

Sabores da Terra, Sabores na Tela





Nunca imaginei que postaria aqui "merchan" de salgadinho (algo que abomino em termos de nutrição), mas enfim, para tudo há sempre uma primeira vez.

Encontrei na padaria da esquina essas novidadezinhas da Elma Chips: inhame e macaxeira fritas. Muito bom o primeiro, da próxima experimento o segundo. Como não poderia deixar de ser diferente, adorei a idéia de substituição das batatinhas fritas por um produto "da terra".

Falar em comida, levei filhota para ver Ratatouille, adorei, como sempre acontece com os filmes da Pixar e com filmes onde o assunto é cozinhar. Cozinhas sempre rendem lindas cenas na telona, e fico babando com elas. Mesmo quando quem as protagoniza é um rato (o único ser vivo que desprezo, de fato). Curioso, haviam mais adultos que crianças na sala de cinema.

Cheguei em casa com desejo de cozinhar, algo que não sei fazer, mas um dia saberei...

Hum, adorei a Colette. Mas que do Rémi, o mini-chef, contudo, vale dizer: a animação do rato é perfeita, o gestual é uma verdadeira preciosidade.

Ratatoiulle é um prato tradicional francês. Bem saudável, vista a composição. O nome significa "comida" (ulalá).

O prato. Bonito, né? Apenas não mais que o de Rémi, o rato. Pena que não achei a foto.




A Receita. Fácil!



RATATOUILLE

INGREDIENTES:
1 Berinjela grande
1 Pimentão vermelho e/ou amarelo
2 Cebolas médias
2 dentes de alho esmagado
2 Abobrinhas
2 a 3 Tomates
Tomilho
Sal e pimenta


MODO DE PREPARO:

Corte os legumes grosseiramente e refogue-os em fogo alto, até que dourem, tempere moderadamente. Em seguida reúna todos numa panela e deixe cozinhar em fogo brando, com o tomilho até que estejam macios e acerte o tempero caso necessite.

DICAS:
Você pode refogar cada legume separadamente ou todos juntos, mas atenção para começar pelo mais firme (siga a ordem dos ingredientes dada) e junte o tomilho desde o começo. Caso precise, junte um pouco de água (ou um caldo) ao cozinhar.
O ultimo cozimento pode ser feito na panela, 10 minutos, ou no forno a 180°C, pelo menos 40 minutos conforme a textura desejada: legumes crocantes, macios ou em compota. Ajuste o tempo de cozimento e o tamanho de corte dos legumes conforme seu gosto : legumes em pedaços pequenos cozinham mais rapidamente.

Um comentário:

Emerson disse...

eu achei Ratatouille genial! dei 10 pra ele no IMDb. considero a melhor animação da Pixar! e essa receita veio a calhar, qq hora a gente vai fazer aqui. :-D