12 de ago. de 2005

Cega no tiroteio

Cadê o Noblat para me guiar nessa hora de boatos sobre renúncias, pronunciamentos vazios, pessoas a ladainhar (isso existe?) que bons eram os militares? Foi almoçar? Qual é?

Muita calma nessa hora.

Vamos à fala da Rosana Hermann:

"Trair os ideais de um povo é a coisa mais grave que existe. Porque não há pior roubo do que aquele que subtrai a fé a esperança das pessoas. Mas juro que eu não senti que a revelação de ontem do Duda fosse a parte mais grave de toda a 'tragédia'. Só se combinaram sem me avisar que todo mundo ía brincar de ser hipócrita. Até parece que nunca ninguém ouviu falar em contas no exterior, contas numeradas. Até parece que nunca ninguém pagou ninguém, partido ou empresa privada, com dólares lá fora. Não estou defendendo o PT, Lula, ninguém, mas me intriga a forma como, de repente, diante da TV, todo mundo fica bonzinho.

Dá pra entender, sim, a pressão pra não admitir verdades ilegais é tão grande, que dá nisso. Todo mundo diz que nunca bebeu, nunca fumou, nunca se drogou e ficamos assim. As estatísticas mostrando que todo mundo faz e todo mundo nega. Ninguém trai, ninguém mente, ninguém rouba, ninguém faz nada ilegal. Se for assim, estamos precisando mesmo rever as nossas leis.

A hipocrisia social faz com que os mais sinceros sejam obrigados a travestir e maquiar até suas confissões. Quando vem um presidente e diz que já fumou maconha, tem que dizer que não 'tragou' pra não ser linchado politicamente. Veja o que aconteceu com a Soninha que admitiu que consumia a erva, foi apedrejada e execrada publicamente com direito a canalhice de jornalistas e editores que a colocam em capas de revistas e outdoors na cidade como se uma criminosa perigosa.

Está combinado, nao é? Ninguém vai admitir verdades proibidas. E assim, os que jogam as pedras são sempre os que praticam atos tão ou mais graves do que os apedrejados.

Como diz meu papagaio, 'já acordou?'. Porque no mundo real onde eu vivo, até a igreja tem padres pedófilos. Até os religiosos roubam. Crime e pecado não são privilégios de nenhuma categoria.

E que Deus nos ajude nesta hora."


A Época (precisa se cadastrar, pode ser feito na hora), tá nas bancas com o Valdemar abrindo o bico. Consta que o presidente esperou por ela para pronunciar-se. Chico Alencar chorou ontem no Congresso. Um colega aqui do trabalho também, eu soube. "“Ninguém fez o PT para mim. Eu sou a primeira filiada do partido em Sorocaba. Tenho 25 anos construindo esse partido e o projeto Lula. Todos nós somos PT. Todos nós construímos o PT junto com Lula”, disse a senadora petista Iara Bernardi, de Sampa. Eu estou mais preocupada com o nosso futuro do que triste. Mas também tô triste, mais pelas pessoas, que estão tão melancólicas. Cheguei a conclusão de que não sou tão idealista assim. É preciso traçar um rumo, agora. Coisa de geminiana: é preciso adaptar-se as realidades.

Nenhum comentário: