28 de abr. de 2005

De pé

Você pensa na morte? Eu não costumava, e não é que tenha me tornado mórbida ultimamente (isto me lembrou Ensina-me a Viver - Harold & Maude, alguém viu?), porém confesso que após algumas aulas de Medicina Legal e as próprias experiências da vida alguns pensamentos sobre o assunto começaram a chegar. Pois bem, a notícia é: um cemitério da Austrália está buscando alternativas ecológicas, assim vai enterrar os mortos de pé e área será usada para pastoreio. Gostei da idéia. Eu sempre achava poética a cremação (jogar as cinzas ao vento...), porém o professor da mesma Medicina Legal que a pouco citei demoveu-me do intento: disse ser horrível o processo, a pele do corpo fica toda repuxada. Ademais, o corpo já não fica sem servir para mais nada, transforma-se em algo, não é? Diferentemente do que ocorre em nossos cemitérios, aqueles santuários de pedra que de nada servem, senão no dia dos finados...

Detalhe e questão: não sei como fica a questão de saúde pública. Afinal, morre-se por muitas razões, inclusive contagiosas...


Fonte: Reuters.

Nenhum comentário: