8 de nov. de 2005

O mundo não é nosso, é deles, dos bichinhos

Uia a gripe aviária aí, gente:

Diário de Pernambuco - Aves podem traz gripe aviária para Noronha - Cerca de 300 mil aves devem migrar para o arquipélago de Fernando de Noronha até o final de fevereiro e podem trazer para a ilha a gripe aviária que este ano se propagou por grande parte da Ásia.

A única preocupação dos biólogos é apenas com uma única espécie de garça que pode transmitir a doença. Os outros pássaros não são temidos porque estão no local há mais de 50 anos.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aconselha manter distância das aves.

Segundo especialistas, a gripe aviária poderá ser a próxima pandemia de gripe nos humanos, que poderia afetar até 30% da população mundial.



Quem não vai gostar nem um pouco dessa são os ilhéus e a indústria do turismo do paraíso...


-----------


Não contei aqui a minha epopéia outro dia para obter uma vacina para a Meningite C para a filhota, na mesma semana em que aconteceu uma morte de uma criança desta doença aqui em Recife. O menino estudava numa escola bem próxima daquela onde a filhota estuda. Deu um aperreio-de-mãe em mim no dia que descobri que ela não tomara essa vacina e corri para fazê-lo, para isso passei uma manhã numa confusão de filas e senhas. A Meningite C não está no calendário oficial de vacinação do Ministério da Saúde; o mesmo diz que não há situação de alarme e por tal razão não promove vacinação em massa aqui na região; e por ser uma vacina cara (na faixa de R$ 140,00 a R$ 170,00), muitos médicos não orientam os pais a vacinar os filhos. A pediatra me disse que só tinha surto dessa doença no Sudeste, mas juro que meu coração materno essa parte não conseguiu entender.

Tudo isso para contar que ontem de tarde vieram me dizer que tinha havido outra morte de Meningite C, de uma menina, filha de um juiz, que estava num hotel chiquerrérrimo do nosso litoral Sul, o Blue Tree Park. Ora, o caso do garoto que morreu se deu justo após o passeio que o mesmo fizera num grupo da escola a uma praia da mesma região, a badaladíssima Porto de Galinhas. Link aqui, pena que só para assinantes.

À noite abro a pasta escolar da filhota e leio um bilhete: a menina que morreu é de lá de sua escola, está na 3ª série da tarde (a filhota da 1ª, da tarde também). Desespero total momentâneo. Só depois me lembrei que ela já tomara a vacina, ê bicho sem tino é a tal da mãe, sô... E li o bilhete, falando que a causa da morte foi infecção alimentar.

E agora, leio no Diário de Pernambuco. Colo tudo para os não-assinantes também lerem:

Vigilância investiga morte de menina - Mistério// Vítima estava hospedada no Blue Tree Park, onde 15 participantes de um encontro de magistrados também passaram mal.


Uma menina de nove anos, filha de dois juízes estaduais, morreu ontem no Recife depois de apresentar sintomas de gastroenterite. Há suspeitas de que a garota, que acompanhou os pais em um congresso realizado da quinta-feira até o domingo passados no Hotel Blue Tree Park, no Cabo de Santo Agostinho, tenha contraído uma infecção por meio do consumo de alimentos contaminados servidos durante o evento.

Além dela, pelo menos outros 15 participantes do encontro, promovido pela Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), também foram atendidos pela equipe médica do evento com os mesmos sintomas da menina, levada ao Hospital Memorial São José, no Recife, com queixas de febre, vômitos e diarréia. Cerca de 600 pessoas, entre juízes e acompanhantes, ficaram hospedadas no hotel.

O número de congressistas que passaram mal, no entanto, pode ser maior, já que muitos deles, como o próprio presidente da Amepe, Mozart Valadares, sentiram os sintomas mas não chegaram a procurar ajuda médica.

De acordo com a plantonista da UTI pediátrica do Memorial, Sandra Gouveia, a menina deu entrada com um quadro de desidratação, mas sem gravidade aparente. "Ela chegou falando e andando, apresentando um estado geral geral bom, e ficou internada tomando soro. Mas poucas horas depois a situação da paciente se agravou e, mesmo com todas as manobras, ela foi a óbito". Todo o atendimento foi acompanhado pelo tio da garota, que é médico. Pelo relato da família à equipe do hospital, a criança apresentava febre havia 24 horas e, na manhã do domingo, começou a se queixar de vômitos e diarréia.

Rotavírus - Segundo Sandra, os sintomas eram sugestivos de gastroenterite, mas é impossível afirmar somente com os critérios clínicos se a doença foi originada em alimentos contaminados. "Alguns vírus, como o rotavírus, podem causar um quadro clínico semelhante". De acordo com a certidão emitida pelo hospital, a causa da morte foi um choque séptico provocado por uma infecção generalizada. A hipótese de meningite meningocócica foi descartada.

Diante da morte da menina e dos sintomas referidos pelos participantes do congresso que também passaram mal, as vigilâncias sanitárias do Recife e do Cabo foram acionadas e estiveram ontem no hotel. Durante a inspeção, de acordo com o secretário de Saúde do Cabo, Antônio Carlos Cabral, foram recolhidas para análises amostras de todos os alimentos e da água servida aos congressistas.

Para a diretora da Vigilância Sanitária do Recife, Adeílza Ferraz, a principal hipótese é de intoxicação alimentar. "Provavelmente trata-se de um surto provocado pela bactéria shiguella, mas também existe a possibilidade de contaminação pelo rotavírus. A gerência do Blue Tree Park disse que só vai se pronunciar depois da conclusão do relatório da Vigilância Sanitária.

Nenhum comentário: