20 de set. de 2005

E eu fui conhecer o Rio

Hoje devo estar batendo o meu recorde de posts no mesmo dia. Isso é bom; mas é ruim, porque sei (como leitora de blogs que sou) que a maioria dos leitores de blogs não tem muito tempo e/ou paciência para "descer" as páginas e ler tudo, em geral. Normalmente a gente se detêm nos dois mais recentes posts, né? De qualquer maneira vai mais um. Uma música que eu queria a tempo postar. Porque fala de uma Cidade Maravilhosa que quis por muito anos conhecer (uma adolescência toda, para ser exata), e conheci! E me deu medo e me encantou. Como hoje é dia de um aniversariante que pelo pouco que conheço me parece ser a cara dessa cidade, vai para ele a música do Renato Teixeira - um caipira que se deslumbrou como eu com a Maravilhosa. É prá tu, visse, Jôka? E é linda essa música, escute, viu?

A primeira vez que eu fui ao Rio
(Renato Teixeira)

Certa manhã
Quando o sol mostrou a cara
Nós pegamos nossas malas
E eu fui conhecer o Rio
Eu e meu pai,
Numa rural já bem usada
Nos pusemos pela estrada
Muito longa, que nos leva
Para o Rio de Janeiro.
Eu tinha lá
Meus 15 anos de idade
E era tanta ansiedade
Que eu nem consegui dormir.
A noite que,
Precedeu nossa viagem
Foi noite de vadiagens
Pela imaginação,
Fala baixo coração.
Nos hospedamos
Num hotel muito elegante
Em plena Praça Tiradentes
Pois meu pai quis me mostrar
Primeiro a parte da cidade
Que é cigana
Depois sim Copacabana
Onde eu fui vestindo um terno
Passear em frente ao mar.
A noite a gente
Conheceu a Cinelândia,
Com todo nosso recato
Fomos só apreciar.
Antes do sono
Nós ficamos conversando
Sobre o medo que se sente
No bondinho,
Um jeito muito
Carioca de voar.
Foi muito curto
O nosso tempo de estadia
Mas valeu por muitos dias
De coisas pra se contar
Pra gente que,
Leva uma vida mais tranqüila,
De um jeito quase caipira
Ir ao Rio de Janeiro
É o mesmo que flutuar...

Nenhum comentário: