10 de jan. de 2005

Snicket e a Leitora Paupérrima

Mas que safado esse tal de Lemony Snicket? Suas Desventuras em Série já lhe pegam antes que você abra o livro!



"Caro Leitor,

Sinto muito dizer que o livro que você tem em mãos é bastante desagradável. Conta a infeliz história de três crianças muito sem sorte. Apesar de encantadores e inteligentes, os irmãos Baudelaire levam uma vida esmagada por aflições e infortúnios. Logo no primeiro capítulo as crianças estão na praia e recebem uma trágica notícia. A infelicidade segue os seus passos, como se eles fossem imãs que atraíssem desgraças."
(...)


E por aí vai. Isso é o que está escrito na traseira (eu sei que há um nome melhor para esta parte, só não lembro qual é, caramba) do livro primeiro da série, Mau Começo. Comprei ontem, lá na chiquérrima, nunca antes vista, Livraria Cultura, de Recife, que afinal fui conhecer. Comprei também O Saci prá Clarinha, segundo da sua coleção lobatiana (ela já tem o Histórias de Tia Anastácia, que a vó deu). Fui prá boca do caixa com A Cor da Magia debaixo do braço, mas daí lembrei daquela folhinha amarela que é a lista de material escolar da moça, esquecida em outra bolsa, e o deixei na primeira prateleira que vi, antes de cometer mais uma gastação tresloucada. Essa Livraria Cultura é mesmo uma acinte a minha pobreza, aijisus. Graças a Deus, não tinha nenhumzinho livro da Diana Wynne Jones por lá, heheheheh, graças a Deus pelo menos por agora...

O texto da capa de Mau Começo termina assim: "É meu triste dever pôr no papel essas histórias lamentáveis. Mas não há nada que o impeça de largar o livro imediatamente e sair para outra leitura sobre coisas alegres, se é isso que você prefere."

E eu só tenho uma coisa a dizer sobre isso: SAFADO!

Nenhum comentário: