25 de fev. de 2005

Mamã África, Mawaca, o moço da banca e minha péssima capacidade de comerciar

Junto da lotérica tem uma banca de revista. Lembrei de ver se tinha a Caras, que só leio normalmente quando vou fazer as unhas, mas estava querendo a tempos comprar por conta da coleção A Música do Mundo. Dei sorte: tinha justo o cd que me interessou desde o início, de música africana. Bem bom! De imediato me chamou a atenção as quatro faixas do grupo Mawaca, do qual já ouvira falar (bem). Também não negarei a razoável decepção que tive ao descobrir que este grupo é na verdade formado por músicos brasileiros (poxa, Caras!). A qualidade entretanto é inegável, e recomendo, tanto o cd, quanto a visita ao site. O grupo é formado por sete cantoras e sete instrumentistas, de formações que variam da música popular à erudita. Instrumentos: acordeom, violino, baixo, violoncello, flauta, sax soprano, alto e tenor, vibrafone, pandeirões, djembé, tablas, congas e cítara japonesa (koto). Pareceu-me que realizam um excelente trabalho de pesquisa. Curiosidade: a expressão mawaka, segundo os africanos do norte da Nigéria, refere-se aos músicos 'que recorrem ao poder mágico da palavra cantada para atrair o poder dos espíritos'. Lindo, não?

Outro site que contêm boas informações sobre o Mawaca é o mantido por minha amiguinha Mari-Ceceu, o Entrecantos. Busquem em Artistas.

Prá findar o post: quando me entregou a revista, o moço da banca disse:

- Você tem interesse no cd da Irlanda?

Claro que eu tinha. Lembrei logo de Mull of Kintyre e de Em Nome do Pai.

- Você tem aí?
- Tenho, uma pessoa esqueceu de pegar.
- E quanto é?

O danado sorriu e disse depois de pensar:

-Cinco reais.
-Ué, mas a revista custa 5,90! Três reais, tá bom?
-Não, três não dá não.
-Então tá, tchau.

Péssima, concordam?

Um comentário:

Anônimo disse...

po mawaca é muito bom, vocÊ deveria conhece um pouco mais
eles vão toca no auditório ibirapuera agora do dia 4 ao dia 6 de abril, se você for de são paulo da uma conferida que vale a pena cara,ou qualquer coisa eu mando um link do show
eu vou la filma alguma coisa certeza!