22 de ago. de 2007

Genipapo Absoluto





Há dias
em que embebeda-me a poesia.
Alheia.
Ou minha, ou sua, ou nossa.
Poesia que emana de quem passa,
de árvore que sonho,
canção que principia,
uma lembrança de fala.
De um desejo de fruta que não sei nem me sabe.
À fruta,
versos em uma pauta,
que à ela se prendeu
e dela esqueceu
como o mais na existência:
instante que se estende
permanente na alma.




"Como será pois se ardiam fogueiras
Com olhos de areia quem viu
Praias, paixões fevereiras
Não dizem o que junhos de fumaça e frio
Onde e quando é genipapo absoluto
Meu pai, seu tanino, seu mel
Prensa, esperança, sofrer, prazeria
Promessa, poesia, Mabel

Cantar é mais do que lembrar
É mais do que ter tido aquilo então
Mais do que viver do que sonhar
É ter o coração daquilo

Tudo são trechos que escuto – vêm dela
Pois minha mãe é minha voz
Como será que isso era este som
Que hoje sim, gera sóis, dói em dós
"Aquele que considera"
A saudade de uma mera contraluz que vem
Do que deixou pra trás
Não, esse só desfaz o signo
E a 'rosa também' "

(Genipapo Absoluto - Caetano Veloso)

8 comentários:

  1. Anônimo11:01 PM

    Thank you, that was extremely valuable and interesting...I will be back again to read more on this topic.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:14 AM

    Thanks for sharing the link, but unfortunately it seems to be offline... Does anybody have a mirror or another source? Please answer to my post if you do!

    I would appreciate if a staff member here at maiovinteeseis.blogspot.com could post it.

    Thanks,
    Jules

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:26 AM

    Sweet site, I had not noticed maiovinteeseis.blogspot.com before in my searches!
    Keep up the fantastic work!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5:36 PM

    Thanks for sharing the link, but unfortunately it seems to be offline... Does anybody have a mirror or another source? Please answer to my post if you do!

    I would appreciate if a staff member here at maiovinteeseis.blogspot.com could repost it.

    Thanks,
    Jack

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9:20 PM

    Hi,

    Thanks for sharing the link - but unfortunately it seems to be not working? Does anybody here at maiovinteeseis.blogspot.com have a mirror or another source?


    Thanks,
    James

    ResponderExcluir
  6. O link continha apenas uma imagem, que não tenho mais, sorry...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6:40 PM

    Greetings,

    I have a question for the webmaster/admin here at maiovinteeseis.blogspot.com.

    May I use part of the information from this blog post above if I give a link back to your site?

    Thanks,
    Harry

    ResponderExcluir
  8. Porque vc ñ se identifica? Sem saber seu blog fica difícil...

    ResponderExcluir